terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Atividade 4.7

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo


O currículo pode ser pensado como processo, como historicidade, como movimento, como produção participada. Embora possamos projetar o seu fim, não podemos saber antecipadamente se ele será alcançado. O currículo é percurso de busca que deve ser sempre questionado e reavaliado. Para que e para quem serve mesmo esse currículo?

O currículo está diretamente ligado ao projeto político pedagógico da escola, a sua cultura, sua identidade que por sua vez envolve as intenções do educador, seu conhecimento a respeito dos conteúdos que pretende desenvolver, seus objetivos pedagógicos, o entendimento da realidade na qual atua, considerando as necessidades e expectativas de seus alunos, a estrutura escolar, entre outras coisas.

O currículo deve ser proposto a partir de um plano de trabalho em que sejam identificados os conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.

Isso pode ser identificado através dos registros digitais de suas produções e diálogos com os colegas, professores e das informações que trazem. Esses registros dão indícios da maneira de pensar, das expectativas, necessidades e potencial de aprender dos alunos que auxiliam a atuação do professor para que estabeleça um currículo que faça parte do universo de significados dos alunos.

As tecnologias contribuem na construção de uma via colaborativa, possibilitando a criação de uma rede eficaz de comunicação entre as escolas e com outros espaços extra-escolares, abrindo-as ao exterior. Assim, professores e alunos podem, não só, desenvolver interações satisfatórias entre si, mas também, cada escola e ou cada um de seus membros, estabelecer relações plurais e colaborativas com outras escolas, com colegas, com peritos ou instituições diversas.

“Qualquer tecnologia de comunicação só por si não é mediadora da aprendizagem”. (Jonassen – 1992)

As TIC devem aparecer devidamente relacionadas com os demais elementos do projeto curricular (filosofia, fundamentação, finalidades, objetivos, conteúdos, avaliação) de forma a adquirirem sentido e propósito educativo.

As TIC, ao acelerar de forma vertiginosa a velocidade de processamento de informação e do saber disponível, exigem que os educadores/ professores possuam uma cultura tecnológica e de renovação pedagógica de forma a estarem capacitados para extrair o máximo potencial curricular das TIC.

Ao desenvolver projetos no âmbito do currículo, devemos ter em mente que a pedagogia de projetos favorece a interdisciplinaridade estabelecendo elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, tendo como único objetivo o do conhecimento em construção. Mas, o fato é que nem todos os conteúdos curriculares previstos para serem estudados numa determinada série/ nível de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto. Assim, existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para que os alunos possam aprender determinados conceitos.


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