Planejando uma atividade usando mídias digitais.
Objetivo:
Incentivar os jovens a desenvolverem seus talentos de criação textual através da música.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Utilizar-se da linguagem como meio de expressão, informação e comunicação.
- Reconhecer o uso adequado das Figuras de Linguagem em um texto.
- Conhecer e compreender o contexto político na época da criação do Colégio Estadual Rio Grande dom Norte (1969) e as conseqüências na Cultura Brasileira, integrando-se às comemorações dos 40 anos de criação da escola.
- Refletir sobre questões da sociedade atual que deveriam ser denunciadas, diante de seus valores e princípios éticos.
- Compor música com utilização da Linguagem Figurada.
- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola.
Público Alvo:
Alunos da 2ª série do Ensino Médio.
Desenvolvimento:
O trabalho deverá ser desenvolvido em equipes de quatro a seis alunos, no máximo.
- Exposição aos alunos que estamos sempre expostos a situações e fatos que registramos diariamente e que poderiam ser denunciados visando o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- Exibição do vídeo: Ditadura – AI-5 e seus efeitos culturais.
- Pesquisa na Internet, através de sites orientados pela professora, de letras de músicas compostas por artistas, na vigência do AI-5, que usavam a estratégia de metáforas para burlar a censura.
- Identificação nas letras dessas músicas quanto às estratégias usadas para denunciar a existência do regime militar e suas ações, registrando trechos e submetendo-os à apreciação da professora de Língua Portuguesa para que seja avaliada a competência adquirida.
- Criação de letras de músicas em qualquer estilo musical, que denuncie aspectos do nosso tempo (político, social, ambiental, esportivo, musical, etc.), usando os recursos da linguagem figurada, mantendo o respeito à dignidade humana, sem promover apelo sexual.
- Apresentação da produção musical para a Comissão de Censura através de e-mail’s.
- A Comissão de Censura será formada por um aluno de cada equipe de criação musical e deverá considerar, além dos critérios explicitados acima, o cumprimento das regras ortográficas e de produção textual.
- Após a apreciação das composições pela Comissão de Censura, esta deverá eleger a equipe que melhor soube fazer a(s) denúncia(s) sem ser de forma explícita.
- Serão publicados no Blog da escola os áudios e as letras criadas pelos alunos.
Pré-Requisitos:
Leitura interpretativa, criatividade, produção textual com conhecimento do uso da Figuras de Linguagem, especificamente, a Metáfora. Domínio básico de microinformática (editor de textos e correio eletrônico).
Recursos a serem utilizados:
Vídeo, computadores, Internet, áudio, editor de textos, celular, máquina fotográfica digital.
Será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho, o envolvimento, o interesse e a participação. A composição das músicas serão avaliadas, obedecendo aos critérios estabelecidos, bem como a qualidade da apresentação do trabalho musical.
Professoras:
Adriana
Diná
Maria Letícia
Nanci Gomes
Período de realização das etapas da Atividade:
De 13/10 a 27/10/09.